Alguns trechos de entrevista Lulu Sabongi concedeu à Mariana Lolato:
1. Dentre as características de uma bailarina profissional, quais aquelas que foram mais difíceis de você aprender?
Acredito que a direção de uma bailarina profissional deve contar com algumas qualidades e necessidades que nunca deixarão de fazer parte da vida dela, enquanto sua proposta for mesmo séria em relação à dança. Entre elas: Disciplina para estudar ainda que sozinha, Respeito a seus professores, todos, os que lhe empurraram à frente ou aqueles que lhe ensinaram por seus próprios exemplos o que não se deve fazer, Nunca acreditar que chegou ao ponto final, pois neste momento você já estará estagnada, Humildade para sempre ouvir o que seus professores têm a dizer e aproveitar o melhor para si mesma.
2. Sobre a técnica e a emoção/interpretação na Dança do Ventre, como você as definiria? E como adquirí-las como bailarina?
Técnica é baseada em prática constante e bem direcionada, e para isso precisamos de aulas e uma boa professora. A emoção e interpretação dependem de nossa capacidade emocional e também de conhecimentos específicos.Se interpreto uma música que tem um poema cantado, tenho que saber invariavelmente a letra da música e isso me auxiliará muitíssimo na interpretação. Acredito de fato que uma bailarina profissional tenha que aprender o idioma árabe ou então ter alguém que possa traduzir para ela cada uma das canções utilizadas em cena.
4. O Brasil é um país onde tem aumentado o número de praticantes e de profissionais da área. O que você acha que falta para este crescimento ser acompanhado de mais qualidade? Ou seja, o que falta no Brasil para a Dança do Ventre estar mais valorizada, mais enriquecida?
Acredito que precisamos ser mais críticas e termos expectativas mais profundas. Buscando por qualidade na execução básica dos movimentos e num aprofundamento sobre a cultura e música árabes, quem sabe um dia poderemos ter o mesmo respeito que um bailarino contemporâneo tem, com suas habilidades motoras e de expressão enquanto corpo dançante?
5. Quais conhecimentos e habilidades são necessários para ser uma boa professora de Dança do Ventre?
Conhecimento técnico aprofundado para oferecer muitas opções de ensino a suas alunas, ser muito boa no que faz, tanto nas apresentações quanto em suas aulas, Nunca deixar de estudar, Gostar de gente, de verdade , pois é impossível ensinar se você não gosta de estar entre as pessoas, Ter orgulho do crescimento alheio, pois isso é seu alicerce como professora.
6. Nestes anos todos que você já é professora, o que você sentiu que é ou foi mais difícil de ensinar às alunas?
Que dentro de cada uma de nós mulheres, vive uma bailarina pronta para explodir de forma exuberante e bela. Basta querer e trabalhar por isso.
Agradecemos imensamente pela gentileza em nos conceder esta entrevista. Fique à vontade para dizer mais alguma coisa!Que as iniciativas como a de vocês possam sempre enriquecer nosso meio e nos empurrar na direção correta, de crescer sempre e com qualidade no panorama da dança Oriental.Muito obrigada pela oportunidadeAbraços!Lulu Sabongi
www.lulusabongi.comhttp://www.shangrilahouse.com.br/