Movimento
Amor
Metamorfose
Paixão
Prazer...
Compartilhar com vocês, alunas, amigos e apreciadores do meu trabalho, sensações que a Dança do Ventre proporciona aos seus amantes...
Baseada nos meus dez anos de experiência como bailarina e professora de Dança do Ventre, e dentro da minha verdade artística - escrevo "minha" porque, felizmente, cada artista tem a liberdade de construir sua própria verdade - publicarei frequentemente informações, dicas, materiais de aulas, músicas e preferências sobre a dança oriental árabe.
Beijos Suzi

terça-feira, 5 de outubro de 2010

As várias faces da dança

Queridos,

Um artigo sobre todas as áreas que a dança integra e sua potencialidade em fazer o ser humano sentir-se bem... A forma como a dança interliga arte, conhecimento, exercício corporal e mental é uma das explicações para o prazer que sentimos ao praticá-la...
Bjs Suzi


Por Miriam Lamas
A dança pode ser englobada na área da arte, da educação e da atividade física e saúde; unindo corpo e mente. Segundo vários autores, a dança é a mais antiga das artes. Alguns povos, em sua mitologia, lendas e crenças, citam que foi através da dança que o universo se criou e se mantém, assim como nossa vida é uma dança dentro de um movimentos maior que é a do universo. Sendo ainda uma linguagem universal, pois as expressões corporais humanas são as mesmas em todos os cantos do mundo, independente da raça, classe social ou cultura. Segundo Wachsmuth, o movimentos e a atitude corporal sempre comunicam alguma mensagem; sendo que esta linguagem não recorre à ironia ou à dissimulação; podendo "dizer" e ser verdadeiro muito mais que a fala. Ekman citado por Schubert fez uma pesquisa em vários países onde comprovou que as expressões faciais de alegria, tristeza, ira, medo, surpresa, nojo e desprezo são universais. Assim a dança sendo uma forma de linguagem corporal, pode comunicar idéias, pensamentos, sentimentos, crenças; podendo expressar através do corpo corpo coisas que as palavras não podem dizer, tornando-se arte.
A dança vista como uma atividade física e promotora da saúde faz alterações fisiológicas nos indivíduos que praticam com regularidade. Estudo vêm mostrando que essas alterações contribuem para o tratamento e prevenção de doenças, como diabetes, pressão arterial e na diminuição do stresse, além de aprimorar o sistema cognitivo em razão da melhora na eficiência neural que é possivelmente produto de um maior fluxo de sangue no cérebro, intensificando a atividade cortical.
Em aspectos educacionais, dentro das escolas as aulas de dança envolvem o aluno e o ambiente, fazendo com que busquem novas possibilidades de movimentos trocando informações com os colegas e fazendo relações, consequentemente gerando conhecimentos, habilidade relações interpessoais. Estas atividades estimulam a capacidade de solucionar problemas de maneira criativa: desenvolvem a memória, o raciocínio, auto confiança e auto estima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário