Movimento
Amor
Metamorfose
Paixão
Prazer...
Compartilhar com vocês, alunas, amigos e apreciadores do meu trabalho, sensações que a Dança do Ventre proporciona aos seus amantes...
Baseada nos meus dez anos de experiência como bailarina e professora de Dança do Ventre, e dentro da minha verdade artística - escrevo "minha" porque, felizmente, cada artista tem a liberdade de construir sua própria verdade - publicarei frequentemente informações, dicas, materiais de aulas, músicas e preferências sobre a dança oriental árabe.
Beijos Suzi

domingo, 26 de junho de 2011

Testemunho - Sêlo Lulu Sabongi 2011


No projeto de qualificação em dança oriental da Lulu Sabongi aconteceu algo que senti necessidade de escrever porque apenas a lembrança futura não será capaz de manifestar o tamanho da intensidade com a qual senti tudo que ocorreu naquela noite. Desde quando decidi trabalhar com a prática e ensino da dança do ventre fantasiava o dia em que meus ídolos nesta arte olhariam meu trabalho com sua visão crítica e contribuiriam de forma eterna e efetiva na minha vida profissional...
Tive esta oportunidade neste projeto de banca examinadora de dança do ventre chamado “Selo de Qualidade em Dança Oriental Lulu Sabongi”, onde a própria mãe deste projeto realizou algo que apenas uma idealista, respeitada, notável e admirada como Lulu Sabongi conseguiria fazer com tanta maestria e, principalmente com tanto carinho: Reunir os maiores nomes da dança do ventre do Brasil na atualidade.
Depois de um longo período de pré seleção entre aulas, treinos e estudos, me dei conta que a banca que examinaria minha dança seria um mosaico de diferentes estilos, linhas, e crenças na dança, com nomes de grande peso emocional e profissional na minha carreira, como Camila Damato, Kahina, Shalimar Mattar, Najla Yacoub, Suellem, Priscila, Revista Shimie...e, claro, a deusa Lulu Sabongi da qual meu respeito e admiração tornam-me tão distante mas sua humildade e carinho a tornam tão próxima. Era a busca pela realização de um pequeno sonho dentro deste mundo recheados de sonhos que é a dança!
Desde minha chegada na Shangrila House, escola da Lulu em São Paulo, nos pequenos detalhes: a forma com que as meninas que fariam o teste eram recebidas, gentileza, calor, chazinho, bolinho, um papo acolhedor com Lulu, comecei a me sentir em casa. Na festa onde todas fizeram uma pequena apresentação e onde a noite foi coroada com um emocionante show da própria Lulu foi uma sensação de mulheres unidas para celebração do amor, do divino, da alegria. A energia entre as bailarinas era gostosa e isso foi enraizado pela casa, pela hospitalidade deste projeto. Após Lulu falar sobre os critérios e sobre a banca meu coração começou a ferver uma mistura de tensão, emoção, ansiedade e medo por ser avaliada por pessoas tão gabaritadas.
Na tarde do teste fui uma das últimas a ser avaliada, cheguei pronta visualmente mas minha alma ainda estava desconectada do corpo por conta do nervosismo... Quando cheguei na Shangrila eu seria a próxima a me apresentar. A banca teve um pequeno intervalo para um lanche - eles estavam há horas no admirável ofício de contribuir na vida de todas nós que estamos em busca de êxito profissional. Instantes antes de entrar na sala de avaliação eu me desmanchei em lágrimas porque tinha um turbilhão de emoções em mim. Graças ao bom Deus tinha a companhia de três anjos, em forma de amigas, que me deram coragem e carinho e, uma em especial, me enriquece espiritualmente. Usava um figurino com alta carga emocional, o mesmo que usei na noite de promessas com meu Grande Amor. Então, era como se eu estivesse vestida dele, do próprio Amor...
Instantes depois de enxugar as lágrimas a Rose foi me buscar: "Vamos lá querida Suzi?!"
Ela nem imagina como ela me iluminou quando, enquanto me preparava para entrar, disse algo parecido com isso para mim:
"Está nervosa? Fique calma! Lembre que você está aqui hoje para mostrar o que você sabe, o que você aprendeu até hoje. Não tente impressionar ou fazer algo além do que você se sinta segura para fazer."
Nossa, essas palavras realmente foram importantes para mim, me acalentaram, levaram embora o medo ou vagas frustrações em achar que devo colocar cada vez mais elementos contemporâneos na minha dança, que possui um estilo mais tradicional. Me libertei de certas dúvidas por uns instantes e gozei da plenitude de ser Suzi, dançado como Suzi originalmente é, sem auto cobranças a cada instante da música, simplesmente dancei pelo amor a esta arte. Mas o realmente divino do ocorrido foi o fato de artistas tão admirados por mim terem sentido essa necessidade de dizer o indizível junto comigo... Porque ouvir da Shalimar que ficou encantada com a minha apresentação, da Najla que eu desenvolvi muito, da Tahia que sou linda, da Michele Nahid coisas muito especiais e, especialmente, ouvir da Lulu que de alguma forma a emocionei com minha dança NÃO TEM PREÇO!
E nunca esquecerei que um dia disse para o meu amado: "Anjo, só acharei que tive uma boa performance quando/se um dia, com a minha dança, eu causar algum tipo de emoção na Lulu." Affffffffffff


Certa de que minha dedicação contribuiu para atingir a nota exigida, porém mais certa ainda de que a forma e o carinho com que o projeto foi conduzido contribuiram para minha alegria e dedicação em estar ali, parabenizo mais este projeo Sêlo de Qualidade da idealizadora Lulu Sabongi.

Lulu, seu amor e respeito por esta arte ilumina o caminho de todas as estudantes da Dança Oriental!

Suzi Ribeiro

2 comentários:

  1. Tinha que ser você Suzi, a se expressar dessa forma que o verdadeiro artista sabe: com reconhecimento, humildade e muito amor pela sua arte fazendo com que ela seja do seu público acima de tudo. Você, assim como Lulu, têm o merecimento do nosso amor e respeito pela forma digna e dedicada com que se conduzem, deixando de lado o ego e priorizando o que de belo e de bem a arte pode proporcionar às pessoas. Dedico a ambas meu imenso carinho e respeito.

    ResponderExcluir
  2. Você é assim mesmo , pura emoção ..... sem palavras ..... a beleza deste momento deve ter sido mais que linda .... fico muito feliz e orgulhosa de saber que tenho você guardadinha no meu coração !!!

    ResponderExcluir