Movimento
Amor
Metamorfose
Paixão
Prazer...
Compartilhar com vocês, alunas, amigos e apreciadores do meu trabalho, sensações que a Dança do Ventre proporciona aos seus amantes...
Baseada nos meus dez anos de experiência como bailarina e professora de Dança do Ventre, e dentro da minha verdade artística - escrevo "minha" porque, felizmente, cada artista tem a liberdade de construir sua própria verdade - publicarei frequentemente informações, dicas, materiais de aulas, músicas e preferências sobre a dança oriental árabe.
Beijos Suzi

terça-feira, 21 de junho de 2011

Realização em Ensinar Aprendendo...


No último dia 17 vivi um daqueles momentos que a gente agradece por viver, por estar aqui e, no meu caso, principalmente por Deus ter me abençoado com o infinito desejo de ensinar tudo o que sei e também tentar ensinar o que não sei... Em mais uma edição de Festival Paranaense de Dança do Ventre Teatro Fernanda Montenegro, após dez anos de participação, me peguei com a mesma dor de barriga de ansiedade antes das apresentações, chorando enquanto as crianças dançavam e orando enquanto as alunas iniciantes (carinhosamente chamadas de "Aishas") dançavam... "Deus, que a dança possa dar a elas esta noite tudo que elas buscam, tudo que elas esperam e aja em sua vida da maneira com a qual cada uma precisa".






Como em um culto as suas próprias guerreiras femininas interiores, cada mulher colocou sua alma particular naquele palco. A tímida, a atrapalhada, a disciplinada, a medrosa, a que não acreditava, a que acreditava em exagero, a apaixonada... cada uma superou sua memoria, sua falta de tempo, aumentou seu próprio amor, se entregou com carinho à coreografia, brilhou e acendeu junto com a chama de cada taça segurada por ela.






A arte de ensinar está em simplesmente acreditar e dádiva está em aprender com nossas próprias aprendizes!



Obrigada Ra, Iza, De, Vânia, Roses, Angela, Gabi, Aline, Gi, Bia e Sil pela dedicação, confiança e desempenho. Vocês são a razão da minha vida, do meu trabalho, a prova de que posso ser uma eterna professora porque, como diz Lulu Sabongi, enquanto houver mulher e ventre no mundo a dança do ventre será aprendida, ensinada e praticada.



Alunas: Personificação de Esperança!

Bjs


Suzi







5 comentários:

  1. Su que Deus nunca lhe tire esse dom de nos emocionar tão facilmente com suas palavras e com sua dança. Amo vc. Bjs

    ResponderExcluir
  2. Tô com os olhos cheios e o peito apertado. Obrigada por tudo, Suzi: pela confiança que nos transmitiu, pela ajuda nos momentos de crise, pelo café com conversa e bolachinhas nos bastidores, enfim: certamente nada disso existiria sem você e sem essa paixão pela dança que você nos transmite. O coração acelerado, as mãos frias, as pernas bambas... e cinco minutos depois uma sensação incrível de orgulho e realização por fazer parte de um grupo tão fantástico e de um universo tão mágico e feminino que até pouco tempo admirávamos à distância. Foi isso; acabou. Quando mesmo tem mais??? Começo a acreditar que quem começa não consegue mais parar!
    Um grande beijo de uma aluna que mal saiu de férias e já está com muitas saudades...
    Aline.

    ResponderExcluir
  3. Profe querida e maravilhosa!!!
    Admiro demais seu trabalho, dedicaçao, determinaçao e garra por tudo que faz! Amo vc e agradeço eternamente a DEUS de ter colocado vc em minha vida!!!
    bjus

    ResponderExcluir
  4. que linda susu... as suas palavras me fez lembrar do meu primeiro e unico Festival Fernanda Montenegro...foi totalmente diferente , pois era uma musica do U2 com adaptações by Susi/Sheila minha roupa era azul com espelhos para refletir o brilho dos olhares de nossos amigos que estavam na plateia nos assistindo isto fez parte da minha vida quando eu era do jardim rs é realmente tudo isto que vc falouuu aquele friozinho na barriga, medo de errar a coreografia, de ser atrapalhada da turma, ou de ser a perfecionista da turma...rsrs agora que acabou minha facul quero voltar ao jardim flor de lotus com minha prof mãe Suzi Ribeiro obrigada por você amar a arte e nos passar sem ganancia o seu aprendizado..... saudade jaquehabiba

    ResponderExcluir